Plano Diretor Participativo socializa propostas e levantamentos

A Prefeitura de Jundiaí, na fase de consolidação da proposta de governo que vai ser levada ao 2º Fórum doPlano Diretor Participativo, disponibilizou para os moradores um amplo leque de informações de apoio ao trabalho de estudo e debate da situação atual do município.

Entre esses materiais está o conjunto de mais de 200 propostas que complementam a leitura comunitária realizada em 2014 e que formam centenas de contribuições ao processo que já alcançou 10 mil participações desde os questionários iniciais, as oficinas territoriais, as reuniões setoriais e o 1º Fórum.

LEIA TAMBÉM
Obra do Escadão recebe intervenção artística
Centro é palco de diversas atrações neste sábado (22)
Urbanismo Caminhável convida para oficina de marcenaria

O prefeito Pedro Bigardi no 1º Fórum: participação e diálogo para o futuro da cidade

O prefeito Pedro Bigardi no 1º Fórum: participação e diálogo para o futuro da cidade

“É claro que parte das propostas remete a políticas setoriais, mas todas estão sendo sistematizadas como reforços colaborativos no trabalho de formatação de dados que estamos fazendo para a proposta do governo Pedro Bigardi. Ela será apresentada à comunidade como primeiro resultado desse processo”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

As propostas podem ser vistas dentro dos objetivos estratégicos definidos para o Plano Diretor Participativo de Jundiaí, que são (para ver as propostas enviadas pela comunidade ao processo preparatório da proposta básica de governo, clique em cada tema):

1. Preservação, Conservação e Recuperação de Ecossistemas Hídricos e Naturais;

2. Proteção, Promoção e recuperação de Bens e Imóveis de Interesse Histórico Cultural e iniciativas culturais;

3. Proteção e Promoção do Desenvolvimento Rural e da Produção Agrícola;

4. Fortalecimento da Base Econômica local;

5. Melhoria na Mobilidade Urbana e nas condições de acessibilidade;

6. Regulação do Uso e Ocupação do Solo e da Produção Imobiliária;

7. Contenção da Urbanização dispersa e desordenada;

8. Aproveitamento de Imóveis Ociosos localizados em áreas urbanas consolidadas;

9. Melhoria das Condições Urbanas dos bairros, com oferta adequada de equipamentos de educação, saúde, esporte, lazer e cultura;

10. Provisão Habitacional de Interesse Social;

11. Urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários ocupados pela população de baixa renda e de interesse específico;

12. Gestão Democrática com fortalecimento da participação popular nas decisões dos rumos da cidade;

Plano Diretor socializa propostas e levantamentos

Plano Diretor socializa propostas e levantamentos

Mais subsídios
Ainda dentro do processo, que já havia disponibilizado a leitura comunitária produzida pelos questionários e a leitura técnica produzida para o 1º Fórum, também estão colocados para a comunidade algumas análises em elaboração para a série Você Sabia?.

Todos esses esforços convergem para ospreparativos para o 2º Fórum do Plano Diretor Participativo, com data em fase de confirmação na Prefeitura de Jundiaí e no Grupo Gestor do Plano, formado por 60% da sociedade civil e 40% do poder público.

“Estamos trabalhando para construir essa proposta a partir dos objetivos, dos dados e da chamada escuta social. Não tínhamos nenhum plano pronto na gaveta, é um intenso esforço participativo mesmo“, afirma Daniela.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Publicada em 21/08/2015 ▪ Leia mais sobre ,

Plano Diretor Participativo | Desenvolvido por CIJUN