Questionários

As atividades relativas à leitura comunitária a serem realizadas nesta etapa são:

Identificação e contato com os vários grupos organizados da sociedade civil: organizações não governamentais, entidades de classe, entidades empresariais, associação de moradores, sindicatos, associações comerciais, com os quais se realizará uma leitura do município a partir do ponto de vista de quem a vive cotidianamente;
Entrevistas/Questionários direcionadas para associações e entidades organizadas da sociedade civil para escuta de importantes agentes sociais do município;
Pesquisa geral com toda a população através de questionário distribuído junto à conta de água;
Pesquisa amostral com a população das diferentes regiões da cidade, a partir de questionários distribuídos nas escolas públicas e privadas;
Com a leitura comunitária, construir-se-á uma análise crítica participativa da realidade local. Essa leitura deverá assinalar a visão da sociedade civil e as diretrizes de desenvolvimento do município, tendo por base as respostas de uma pesquisa qualitativa.

Os procedimentos para coleta de dados das pesquisas serão da seguinte maneira:

Através da conta de água: questionário

Passo 1: Coleta de dados:
Questionários distribuídos com a conta de água e coletados por meio de urnas espalhadas pela cidade.

Passo 2: Procedimento:
Amostra constituída pelo retorno dos questionários preenchidos – deverá passar por um tratamento estatístico para garantir representatividade dos bairros.
Distribuição da população pelos bairros – modelo para validar amostra.
Passo 3: Processamento/análise: Para efeito de análise os dados serão segmentados por bairros, idade e sexo.

Passo 4: Apresentação dos resultados em tabelas, gráficos e análise.

Junto aos segmentos: questionário

Mod_Quest_EntidadesPasso 1: Envio de questionários às lideranças / representantes dos vários segmentos sociais representativos de Jundiaí, como Associação Comercial, Associação Industrial, SECOVI, Sinduscon, Cooperativas, Associações profissionais (OAB, CREA, CAU, IAB), Sindicatos em geral, Lions Clube, Rotary Clube, Universidades, Associações de movimentos populares, entre outros. Os questionários devem ser preenchidos pelo segmento, assim este deverá reunir seus membros ou associados para que as respostas sejam formuladas conjuntamente.

Passo 2: Recebimento dos questionários preenchidos.

Passo 3: Análise e cruzamento das respostas registradas e sistematizadas em uma matriz.

 

Nas escolas: Questionário

Passo 1: Coleta de dados: questionários distribuídos e recolhidos pelas escolas, com apoio de professores.

Passo 2: Procedimento:

Escolas municipais: amostra será constituída de pais/responsáveis de alunos das 4ª e 5ª séries do 1 º ciclo e 7ª e 8ª do 2º ciclo do Ensino Fundamental.
Escolas estaduais: amostra de alunos do 3º ano do Ensino Médio.
EJA: alunos adultos.
Passo 3: Processamento/Análise Segmentação dos resultados por bairro / idade / sexo.

Passo 4: Apresentação dos resultados em tabelas e gráficos.

Após a coleta dos formulários de pesquisa distribuídos nas contas de água e nas escolas, as respostas serão trabalhadas estatisticamente, de forma a se extrair um resultado amostral significativo. A análise dos resultados, que serão sistematizados territorialmente, levará em conta não só as respostas advindas de cada uma das pesquisas específicas, mas da comparação entre as respostas de cada uma das três pesquisas realizadas. Esta análise se baseará também nos mapeamentos que serão feitos a partir dos resultados por bairros. No cruzamento destas análises, será possível deduzir as principais problemáticas e potencialidades do município, distribuídos territorialmente.

Em relação à pesquisa por segmentos, a análise se centrará mais nos aspectos qualitativos apresentados pelos segmentos específicos, cujos resultados poderão trazer algumas indicações mais consistentes acerca das questões apontadas pelas duas outras pesquisas.

População por bairro e parâmetro para a amostra estatística. As amostras estatísticas das pesquisas serão baseadas nos parâmetros indicados pela quantidade populacional por bairro, segundo o Censo do IBGE de 2010:



Plano Diretor Participativo | Desenvolvido por CIJUN