Capítulo IV- Da Política e dos Sistemas de Mobilidade

Componentes do Sistema de Mobilidade:

(I) sistema viário;
(II) sistema de circulação de pedestres;
(III) sistema cicloviário;
(IV) sistema de transporte coletivo público;
(V) sistema de transporte coletivo privado;
(VI) sistema de logística e transporte de carga.

Objetivos da Política de Mobilidade:

(I) melhoria das condições de mobilidade da população, com conforto, segurança e modicidade, garantindo a acessibilidade plena às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
(II) garantia de prioridade para a acessibilidade de pedestres, ciclistas, pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida sobre o transporte motorizado;
(III) aumento da participação do transporte público coletivo e não motorizado na divisão modal;
(IV) garantia de prioridade do transporte coletivo sobre o individual;
(V) promoção da integração do sistema de transporte coletivo municipal com os outros modais;
(VI) estímulo ao deslocamento de curta distância;
(VII) redução do tempo de viagem dos munícipes;
(VIII) melhoria das condições de mobilidade na zona rural;
(IX) melhoria das condições de circulação das cargas no Município com definição de horários e caracterização de veículos e tipos de carga.
(X) inclusão de questões de logística empresarial no sistema de mobilidade, garantindo a fluidez no transporte de cargas e mercadorias, com vistas ao desenvolvimento econômico e social;
(XI) inserção de pressupostos de sustentabilidade ambiental na elaboração de estudos, planejamento e projetos da rede de mobilidade;
(XII) desenvolvimento de programas específicos referentes à educação para a mobilidade, estabelecendo parcerias públicas e privadas para efetivar as ações educativas propostas;
(XIII) articulação do Sistema de Mobilidade Urbana Municipal com o regional e o estadual, existente e planejado.



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  • Gianlucca Hernandez disse:

    Componentes do sistema:
    -III: Sistema cicloviário e ciclável, não só em perímetro urbano.

    Objetivos:
    -Incentivo à integração dos sistemas de transporte intermunicipais;
    -VIII: Implementar com ” sistema cicloviário e ciclável rural ”;
    -IX: Implantação de suportes para transporte de bicicletas em ônibus urbanos circulares, assim como pontos de estacionamento e aluguél de bicicletas nos terminais de ônibus;
    -X: Inserção da bicicleta no sistema de entregas rápidas;

    Diretrizes:
    -V: Implementar um plano de erradicação de postes com foco na melhora da mobilidade nas calçadas, assim como implantação de corrimãos em áreas de considerável dificuldade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, como escadas e ruas ingrimes, nas proximidades de hospitais, etc.;
    -VIII: Não comente cicloviária, mas também ciclável;

    Talvez integrante do plano de mobilidade, mas como foi discutido, aqui serão indicadas.

    – Promover as condições de trabalho necessárias aos condutores de ônibus urbano, respeitando o tempo necessário de trajeto da linha;
    Fim da cobrança de tarifa pelos motoristas;
    Melhoria das condições sanitárias nos terminais e pontos finais, pensando principalmente nos motoristas.



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