Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana

Para orientar o desenvolvimento urbano e dirigir a aplicação dos instrumentos urbanísticos e jurídicos para atingir seus objetivos, a MACROZONA DE ESTRUTURAÇÃO E QUALIFICAÇÃO URBANA subdivide-se em 7 (sete) zonas, delimitadas no Mapa a seguir e apresentadas no quadro logo abaixo, com suas características e objetivos:

macro - 7

• Marcela Moro disse:

Sugere-se que a atividade turística esteja proposta na Zona de Reabilitação Central, como alternativa de atividade. Esta área, em específico, é a base de estruturação da Rota do Centro Histórico, cujo eixo de desenvolvimento se baseia na história da produção cafeeira e na instalação da ferrovia no município.

• Cláudia Debroi de Campos disse:

O mapa apresentado não identificou a área de proteção da bacia do Ribeirão Estiva/Japi (Represa do Moisés), manancial de abastecimento (a represa está na Zona de Desenvolvimento Regional Urbano-Bairro Samambaia). A proposta é delimitar as áreas das bacias hidrográficas do Ribeirão Estiva/Japi (Represa do Moisés), Rio Jundiaí-Mirim e Ribeirão Caxambu como áreas de proteção aos mananciais de abastecimento público e potencial de abastecimento público, com parâmetros específicos de uso e ocupação (bacia hidrográfica como unidade). Os parâmetros propostos são: lotes com dimensão mínima de 1.000m2 e testada de 20m em locais com infraestrutura pública de água e esgoto e lotes com dimensão mínima de 3.000m2 e testada de 20m em locais sem infraestrutura pública de água e esgoto, ambos com 50% de área permeável (referência: Leis 2.405/1980 e 7858/2012). Incluir as áreas de proteção aos mananciais de abastecimento público e potencial de abastecimento público na tabela de Parâmetros de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, do Capítulo III.
    As áreas de proteção aos mananciais de abastecimento público e potencial de abastecimento público pertencem, até o momento:
    BACIA DO RIBEIRÃO ESTIVA/JAPI (REPRESA DO MOISÉS):
    Macrozona de Requalificação Urbana-
    Zona de Desenvolvimento Regional Urbano (Represa);
    Zona Predominantemente Residencial;
    Zona de Desenvolvimento Periurbano
    BACIA DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM
    Macrozona de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Rural
    Zona de Proteção e Recuperação Ambiental da Bacia do Jundiaí-Mirim e Capivari
    Macrozona de Estruturação E Qualificação Urbana
    Zona de Desenvolvimento do Periurbano
    Zona Predominantemente Residencial
    BACIA DO RIBEIRÃO CAXAMBU (POTENCIAL DE ABASTECIMENTO)
    Macrozona de Proteção da Serra do Japi e Serra dos Cristais;
    Zona de Conservação Ambiental da Ermida;