MEQU – Zona de Desenvolvimento Regional Urbano

macro 7

• Tatiana Reis Pimenta - FUMAS disse:

Sugestão: Revisão.
    Motivo:
    A Zona de Desenvolvimento Regional Urbano propõe a redução nas áreas de expansão urbana e o avanço de áreas na Rodovia Geraldo Dias, no qual parte da área demarcada compreende a zona de proteção e conservação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Capivari, podendo vir a prejudicar o município de Louveira que é abastecido pelo córrego Fetá (afluente do Rio Capivari) e proximidade com a Represa de abastecimento de Jundiaí.
    A Zona abrange bairros inteiros residenciais como Vila Santa Marina, Jardim Guanabara, Casa Branca, Condomínios dos Metalúrgicos, Residencial Anchieta, e parte dos bairros CECAP, Vila Nova Espéria, Vila Nova Jundiainópolis, Vila Aielo, Vila Maringá, Vila Comercial, Vila Rami, Jardim Paulista e Jardim Bonfiglioli.
    Considerando o fato de que um dos objetivos dessa Zona é implantação de atividades não residenciais capazes de gerar emprego e renda, poderá haver conflito na aprovação de ampliações das residências existentes, e a impossibilidade de construção de residências em lotes com pequenas dimensões que não comportariam atividades não residenciais.
    Entendemos ainda que, sendo grande parte da zona composta por áreas já consolidadas, a redução de áreas livres para instalação de indústria poderia gerar situações preocupantes, como a alta valorização da terra para instalação de indústrias, vindo a prejudicar o desenvolvimento econômico no município, ou a expulsão da população desses bairros residenciais, dando lugar às edificações e usos industriais.
    A proposta ainda poderá consolidar ainda mais a barreira física que causa a segregação da população do vetor oeste, grande parte de baixa renda, com a área conurbada do município.