Promoção da agricultura urbana e periurbana

Serão identificados os imóveis que mantêm uso rural dentro do perímetro urbano, especialmente na Zona de Desenvolvimento do Periurbano, de forma a estimular a manutenção do uso rural com apoio e concessão de incentivos.

Na Zona de Desenvolvimento do Periurbano localizada nas bordas da Serra do Japi serão priorizadas as culturas voltadas à produção de sementes, produção de mudas e de flores.

Imóveis públicos e privados não utilizados poderão desenvolver atividades econômicas agrícolas dentro do perímetro urbano em pequenas propriedades, implantando projetos de produção de agricultura urbana e periurbana.



Os comentários para este texto já foram encerrados.

Quem já participou (1)

  • Marcela Moro disse:

    Como instrumentos de valorização da agricultura urbana, a questão da importância da produção da Uva no município de Jundiaí deve obter algum destaque.
    A história da uva em Jundiaí é bastante antiga. Em 1669, quando a cidade era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava a venda de vinho de uva produzida em nossas terras.
    Mas foi somente no final do século XIX que a produção se ampliou, com a chegada da variedade da Uva Isabel trazida pelos imigrantes italianos.
    Entretanto, Jundiaí ganharia destaque na produção a partir de um importante ocorrido no ano de 1933, quando, a partir de uma mutação genética somática espontânea, em meio a produção da Niagara Branca, de origem americana, surgiu a variedade rosada, na região do Traviú, bairro tradicional da cidade.
    Essa mutação espontânea chamou a atenção dos produtores e também do consumidor: a Niagara Rosada passou a ser reconhecida nacionalmente e Jundiaí, por ser o berço desta variedade, passou a ser conhecida como a Terra da Uva, o que se consolidou em 1934 com a realização da primeira Festa da Uva, que trouxe para a cidade mais de 100 mil visitantes. Atualmente, cerca de 30% da produção de uva do estado de São Paulo provém de Jundiaí. São mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva em nossa cidade.



Plano Diretor Participativo | Desenvolvido por CIJUN